quarta-feira, 10 de outubro de 2012

curiosidades das eleicoes 2012

Neste domingo (7) os eleitores de mais de 5600 municípios foram às urnas para escolher os prefeitos e vereadores que irão comandar as cidades brasileiras pelos próximos quatro anos. Como não poderia deixar de ser, algumas situações curiosas marcaram a votação

Em Borá, município do interior de São Paulo, o petista Luiz Carlos Rodrigues, o Luiz do Açougue, foi eleito com 783 votos - o total de votos da cidade. A cidade do interior paulista tem o menor colégio eleitoral do país.

Balsa Nova, no Paraná, também teve uma situação curiosa: Luiz Costa (PMDB) e Marcos Zanetti (PDT) tiveram exatamente 3.896 votos. Para decidir o vencedor, foi usado o critério de idade. Sendo assim, Costa, 59 anos, levou a melhor no embate com Zanetti, 41.

Também houve empate em Bananal, no interior de São Paulo. Lá, disputa foi decidida na certidão de nascimento. O candidato Peleco (PSDB) teve um empate cravado com Miriam Bruno (PV): cada um deles recebeu 1.849 votos. Com 62 anos, 12 a mais que seu rival, Miriam foi eleita pelo critério estabelecido pelo TSE.

Já a eleição de Correntes, em Pernambuco, foi apertada: Edimilson da Bahia (PSB) ganhou do atual prefeito Junior (PR) por um único voto. Foram 4.621 votos contra 4.620. Seria preciso apenas dois dos mais de 3 mil eleitores que deixaram de ir às urnas — 24,34% do eleitorado não votou — para mudar o resultado. Outras quatro cidades tiveram a eleição decidida por um voto.

O prefeito mais velho do Brasil tem 89 anos. Tião Biazzo (PMDB) conquistou seu sexto mandato para comandar o município de Aguaí (SP). Sua primeira eleição ocorreu nos anos 60, quando ele tinha "apenas" 37 anos.

Seu oposto é uma vereadora de apenas 17 anos, eleita em Ipê (RS). Gislaine Ziliotto foi a candidata mais votada para a Câmara dos Vereadores do município da Serra Gaúcha. Ela completa 18 anos em 1º de janeiro, exatamente no dia que irá tomar posse como parlamentar.


Nota.
Noticias interessantes, mas falta dizer, qual o politico q esta mais tempo no cargo, sem se envolver com politicagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário