domingo, 20 de março de 2011

Um Deputado Diferente

José Antonio Reguffi, 38 anos, foi o Deputado Federal mais votado do Distrito Federal. Foi escolhido por 266,465 eleitores, quase 19% dos votos do DF.

Já no primeiro dia de trabalho, o parlamentar expediu 6 ofícios à diretoria geral da Câmara . Abriu mão do 14° e 15° (décimo quarto e décimo quinto) salário, reduziu o numero de assessores e diminuiu sua verba de atividade parlamentar. Como morador de Brasilia, abriu mão do auxilio moradia, e das passagens aéreas, resultando em uma economia de 2,4 milhoes de reais nos proximos 4 anos. Se isso fosse seguido por todos os 513 Deputados, a econia chegaria a 1,2 bilhão no mesmo periodo.



O primeiro ofício que José Antoni Reguffi enviou a diretoria-geral da Câmara, foi para que nao fossem despositados em sua conta os dois salarios que os Deputados recebem anualmente chamodo de ''ajuda de custo''. Trata-se na pratica de um 14° e 15° salario de R$ 26 723,13 cada um. Ao longo de quatro anos de mandato, economiza-se 213 785,04 reais.



''Esse foi um compromisso com meu eleitor, não acho justo que umDeputado receba 15 salarios por ano, quando todo trabalhador recebe 13''. (José Antonio Regutti).



COTA PARLAMENTAR



A Câmara criou uma cota para custear os gastos dos parlamentares com seu trabalho, com valores variando entre 20 030 e 34 000 mil reais. O dinheiro deveria ser usado para pagar despesascom passagens aéreas, selos, telefone, aluguel de carro, combustivel e consultoria. Mas como a fiscalizacao é muito frouxa, sao frequentes os indicios de irregularidade.

Reguffi pediu que sua cota fosse reduzida de 23 030 para 4 600 reais. Em quatro anos a economia de 884 640reais.



VERBA DE GABINETE E ASSESSORES



Os Deputados tem direito a 60 000 pra contratar até 25 assessores para seus gabinetes. Reguffi estabeleceu que terá no maximo nove assessores e que nao gastara mais que 48 000 com vencimentos. Redução de 20% na verba. Só com salários a economia será de 624 000 reais ao longo de quatro anos.

"O numero de assessores que um parlamentar tem direito é excessivo. Precisamos de bons tecnicos para exercer um mandato digno, mas 25 assessores... Se todo mundo vier trabalhar, o gabinete nao comporta nem a metade. Tenho um gabinete que vai me servir bem, que vai me dar amparo, sem precisar de tanta gente''. (José Antonio Reguffi)







fonte: Revista Veja 09/02/2011

Um comentário:

  1. Se todos os partlamentares fizessem ao menos a metade disso, teriamos uma economia de milhares de reais.
    enquanto isso, nós trabalhadores continuamos ganhando essa miséria de salário.
    só para ter um reajuste ínfimo do salário, foi uma dificuldade, eles, parlamentares, tem até 14° e 15° salário. Como diz um grande jornalista ''isso é uma vergonha''

    ResponderExcluir